Porquê fazer a sua Tese de Mestrado

A elaboração de uma monografia não é alguma coisa que nós alunos estamos acostumados a fazer durante o ano letivo pois ela é muito mais do que mais um trabalho de faculdade.

A monografia tem um caráter de pesquisa científica, que aborda determinado tema de maneira muito mais ampla do que estamos acostumados. Outrossim, ela deve seguir uma série de normas específicas.

Nesse cláusula vamos dar alguns dicas sobre porquê fazer uma monografia, além de um passo a passo da estrutura desse tipo de TCC.

Porquê fazer a Tese de Mestrado

O desenvolvimento de uma monografia de TCC segue quase sempre o mesmo processo de geração. Vamos ver quais são eles:

1. Definição do Tema

A correta escolha do tema é primordial para que o aluno consiga desenvolver melhor o teor do trabalho de epílogo de curso.

Uma monografia deve ter um tema único e quanto mais específico melhor. Não tente abraçar o mundo e escolha um tema específico, visando resolver, responder ou discutir qualquer problema da comunidade e/ou da sociedade.

É importante escolher um tema que você tenha real interesse, que goste, e que é ou será segmento de sua curso. Isso por que você terá que ler, estudar e redigir muito sobre a objecto, portanto zero melhor do que optar por um objecto interessante.

Leia mais sobre porquê escolher um tema para o seu TCC.

2. Escolha do Professor Orientador

O professor “responsável” terá papel muito importante no desenvolvimento do seu TCC. Primeiramente ele poderá ajudar a refinar o tema escolhido, dando dicas, sugerindo abordagens, pontos de partida e etc.

O orientador também te ajudará nos primeiros passos de porquê fazer uma monografia, e principalmente nas revisões durante todo o processo, não no teor em si, mas na estrutura, no curso do seu desenvolvimento.

Procure escolher um professor que tenha afinidade profissional ou acadêmica com o tema escolhido. Não opte unicamente pelo professor mais lícito, o orientador deve ser alguém que está disponível e que faz as críticas certas. Uma dica é perguntar para outros alunos porquê foi a experiência deles com o professor e quais suas recomendações.

3. Projeto de Monografia e Cronograma

Porquê fazer um TCCFazer uma Monografia é um trabalho longo, provavelmente o maior projeto que você já fez, portanto é necessário fazer um planejamento da estrutura e dos prazos antes de iniciar.

Defina datas para cada lanço e cumpra-as, não caia na tentação de ir adiando e chegar no último mês sem ter zero feito. Uma boa opção é pré-agendar reuniões com seu orientador, por exemplo, todo dia 15 do mês, para que você apresente seu progresso. Isso cria um compromisso que vai te forçar a satisfazer o cronograma.

4. Desenvolvimento da Monografia

Nesse ponto você já tem uma boa idéia de porquê fazer uma monografia e já estará pesquisando e lendo muito sobre o seu tema, não esqueça de salvar as referências, vigiar dados, imagens e gráficos que agregarão valor ao seu TCC e escreva os capítulos do trabalho, revisando-os com o seu orientador para que ele possa emendar o rumo quando necessário.

Atente para as normas ABNT desde o prelúdios do desenvolvimento, pois será mais fácil já iniciar a escrita seguindo as normas, do que revisar todo o teor quando concluí-lo.

Veja mais sobre porquê fazer as Dedicatórias e Agradecimentos, a Introdução e a Desenlace em seu TCC.

Todo o desenvolvimento da Monografia é centrado no “Problema de Pesquisa”. veja no vídeo aquém uma explicação melhor sobre o objecto.
*Acesse o Meio do TCC sem Drama no Youtube para mais vídeos sobre o objecto.
5. Apresentação do TCC

Porquê fazer uma Apresentação de TCCA maioria das universidades exige que o aluno além de fazer o TCC, o apresente para uma carteira examinadora, normalmente formada por outros professores.

A apresentação deve ser muito resumida, apresentando o tema e a problemática abordada, explicando o que foi analisado e quais as conclusões. Prepare-se para uma pequena seção de perguntas da carteira que buscará esclarecer alguns pontos que não ficaram muito claros mas principalmente deixar simples que você conhece, estudou e realmente fez o TCC.

Em caso de instabilidade, uma boa dica é apresentar o TCC previamente para um grupo de amigos, mas peça que sejam realmente críticos e até um pouco chatos.

Passo a Passo da Estrutura de uma Monografia

Falandando mais tecnicamente e segundo as normas ABNT, toda monografia deve moderar os seguintes elementos em sua estrutura:

Elementos Pré-Textuais

Envoltório: Contendo o título do trabalho, o(s) responsável(es), cidade e ano;
Folha de Rosto: Com o nome completo do(s) responsável(es), título do monografia, explicação rápida e clara dos objetivos do trabalho, nome da instituição de ensino e novamente a cidade e o ano da entrega;
Folha de Aprovação: Deve moderar a data da aprovação, nome completo dos integrantes da carteira avaliadora e sítio para assinatura de cada um deles;
Dedicatória (opcional): Pequeno texto em que o responsável dedica o trabalho a alguma pessoa;
Agradecimentos (opcional): Visa a agradecer pessoas que contribuíram de forma indireta, porquê a família, professores, prestar homenagens e etc;
Título (opcional): Pensamento de qualquer outro ator que seja preferencialmente ligado ao tema;
Resumo: É uma síntese dos pontos relevantes da monografia, em linguagem clara, concisa e direta, contendo no supremo 500 palavras;
Sumário: Relacionar de maneira macro as divisões do trabalho, os capítulos e as seções, com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas;
Lista de Ilustrações (opcional)
Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional)
Listas de Notações (opcional)
Textuais

Nestas seções ficam o teor da pesquisa do TCC, com uma definição clara de prelúdios, meio e termo nas seguintes divisões:

Introdução
Desenvolvimento
Desenlace
Pós Textuais

Referências Bibliográficas
Obras Consultadas (opcional)
Apêndices (opcional)
Anexos (opcional)
Vocabulário (opcional)

Para mais informações sobre porquê fazer uma monografia, sugerimos esse e-book gratuito elaborado pela equipe do TCC Sem Drama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *